Tribunal de Justiça investiga Manga por, supostamente, furar fila do SUS

A Matéria denúncia foi publicada no Portal Porque de Sorocaba https://www.portalporque.com.br/

A 7ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) abriu procedimento investigatório criminal para apurar suposto fura-fila do SUS pelo prefeito Rodrigo Manga. O caso é investigado pela Unidade de Processamento Judicial contra Prefeitos do TJ-SP.

Na acusação, apresentada no Fórum de Sorocaba, o prefeito Rodrigo Manga aparece em um vídeo conversando com o vereador recém-eleito por Votorantim, Fernando Fernandes, por mensagem de vídeo, e promete ajudar na transferência e encaminhamento do pastor Abiu Carriel no sistema de regulação do Estado para o atendimento médico.

No dia 13 de setembro, terminou o prazo para as investigações no TJ, porém o desembargador Freitas Filho, que foi nomeado relator do caso, deu mais 90 dias de prazo para “a realização de diligências mencionadas na portaria de instauração de procedimento investigatório criminal”.

Vídeo postado
O vídeo, com 1 minuto e 23 segundos, foi postado na página do Facebook pelo próprio criador de conteúdo digital, Fernando Fernandes. No vídeo, ele enaltece o fato do prefeito Rodrigo Manga ter ligado a ele, em videochamada, para ajudar numa transferência médica do pastor Abiu Carriel, que Fernando Fernandes diz ser seu tio. “Ele acabou de me ligar. Uma videochamada para atender o caso do pastor Abil. Olha o prefeito aqui, ó”, diz Fernandes, mostrando o vídeo do prefeito Rodrigo Manga, pelo aparelho celular.

Manga fala que está na rua e recebeu o pedido do vereador eleito pelas redes sociais e que irá ajudar na questão do pastor. Então, Manga pergunta onde o pastor está. “O pastor Abiu está na (rua Coronel) Nogueira Padilha neste momento. Ele precisa, urgente, de uma transferência. Ele sofreu um infarto e tá muito preocupante, prefeito”, diz Fernando Fernandes.

Nesse momento, o vídeo sofre um corte. Logo em seguida, Fernandes aparece fazendo sinal de positivo e o prefeito Rodrigo Manga diz que irá mandar uma equipe no local onde está o pastor para ver a situação dele, e afirma que irá ligar para o diretor regional do Estado para que ele possa ser atendido o mais rápido possível. Manga diz que irá falar sobre a gravidade do caso. “O que eu vou fazer: vou pedir para uma equipe ir agora lá. Acompanhar como que ele tá. Ligar para o diretor regional do Estado para que ele (o pastor) possa ser o mais rápido atendido. Aí falando a gravidade dele, especificando como está. Mas eu vou dar toda assistência. Não vamos deixar de acolher aqui”, fala o prefeito Rodrigo Manga.

O vereador eleito por Votorantim interrompe a fala do prefeito e diz que daquele jeito está “ótimo”. “O seu apoio é fundamental. A gente sabe a dificuldade, a situação. Mas só da sua pró-atividade, sensacional”, elogia o novo parlamentar. Manga, então, interrompe a fala de Fernando Fernandes e diz que alguém já pediu para acompanhar a situação do pastor, para já encaminhar na regulação do Estado e que irá acompanhar o caso.

Na postagem feita na rede social Facebook, que já foi retirada do ar, Fernando Fernandes coloca as seguintes informações acima do vídeo publicado. “Atualizando – o caso do me (meu) tio Pr. Abiu Carriel. Prefeito Rodrigo Manga, me ligou neste exato momento e vai entrar no caso, já estamos pleiteando a transferência para o hospital regional. Continue em orações irmãos”.

Sem respostas
Portal Porque encaminhou pedido de explicações sobre os fatos ao vereador eleito Fernando Fernandes, à Prefeitura de Sorocaba e à assessoria da Secretaria de Saúde do Governo do Estado. Até a publicação desta matéria, nenhuma resposta havia sido enviada. Se chegarem os posicionamentos, serão incorporados a essa reportagem.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *