A Prefeitura de Votorantim tem intensificado o trabalho de prevenção e de combate ao mosquito transmissor da dengue. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses realizam diariamente ações de nebulização, bloqueio e controle de criadouros em imóveis, escolas, ferros-velhos, borracharias, pontos de reciclagem e áreas públicas da cidade.
Os agentes fizeram nesta segunda-feira (13) o bloqueio e o controle de criadouros na região central de Votorantim. A programação continua na terça-feira (14) com visitas em imóveis no Jardim Karoline e nebulização no centro.
Neste ano, a Zoonoses registrou dois casos confirmados de dengue em Votorantim. Foram um na região central e outro na Vila Nova.
O mais recente relatório da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), referente ao mês de outubro de 2024, apresentou um índice predial de 6. Foram encontradas larvas do Aedes aegypti em 36 dos 600 imóveis vistoriados pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses.
Prevenção
A melhor forma de prevenção da dengue é eliminar a água armazenada. Por esse motivo, é importante manter a caixa d’água fechada.
Em relação aos vasos de plantas, o ideal é retirar os pratinhos situados na base, pois eles acumulam água e tornam-se criadouros do mosquito. Outros cuidados precisam ser tomados com as bandejas de geladeira, com ralos e vasos sanitários sem uso e materiais inservíveis pelo quintal.
Já os materiais inservíveis, como latas e garrafas, não devem ser acumulados em locais abertos. O ideal é que esses produtos sejam destinados à coleta de resíduos sólidos. Outra dica é colocar o lixo em sacos plásticos.
Fotos: https://encurtador.com.br/Y65k4
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim
Fonte:Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Share this content: